Diante das tensões comerciais entre a China e os Estados Unidos, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (republicanos), disse que o estado já atua para proteger sua indústria e que o principal instrumento disponível é a política tributária. “O formulário principal (protetor) é por meio de emissão tributária. Portanto, temos que continuar o que estamos fazendo”, disse ele, citando medidas de corte de gastos e privatização implementadas nos últimos anos. “Isso nos dá espaço para promover o alívio fiscal”, acrescentou.
As declarações de Tarcísio foram feitas em entrevista coletiva durante uma visita à sede do Centro de Tecnologia de Canavieira (CTC), em Piracicaba (SP), na terça -feira. Ele ponderou, no entanto, que São Paulo não pode agir sozinho diante dos desafios internacionais. “Somos 30% da economia brasileira, por isso também dependemos de movimentos nacionais”, disse ele.
Mesmo assim, o governador vê oportunidades para o setor produtivo de São Paulo diante da reconfiguração do comércio global. “Podemos substituir as importações pela velocidade, em alguns setores. É uma janela que precisamos desfrutar”, disse ele, observando que o governo do estado continuará monitorando as consequências das negociações entre as duas maiores economias do mundo.
