O Banco Central (BC) publicou subsídios para obter contribuições para a eventual melhoria da regulamentação dos acordos de pagamento do sistema de pagamento brasileiro (SPB).
Os subsídios buscam abordar a necessidade de disciplinar o fornecimento de solicitações para a solicitação e armazenamento de Tokens Dados do instrumento de pagamento, como os oferecidos por carteiras digitais como Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay. Aqueles Tokens Eles atuam como uma representação segura das credenciais dos usuários, facilitando as transações de pagamento do cartão.
Motivação
Com o crescimento significativo de pagamentos digitais no Brasil, impulsionado pelo uso de Smartphones e carteiras digitais, token Eles ganharam poder de mercado significativo, o que pode levar a altos custos aos emissores de cartões e, consequentemente, aos usuários desses acordos – consumidores e estabelecimentos comerciais.
Os subsídios podem ser acessados aqui e/ou por site Participa + Brasil por sessenta dias, até 2 de junho de 2025.

Diálogo
A realização de subsídios busca, através do diálogo transparente entre os agentes envolvidos e a sociedade, para obter informações e evidências que subsidiarão os estudos sobre o assunto, inclusive sobre a eventual necessidade de sua regulamentação.
“A política pública que inspira esses subsídios visa aumentar a eficiência e reduzir os custos de aceitar instrumentos de pagamento, promovendo um ecossistema mais eficiente, competitivo e inclusivo”, disse ele Renato Dias de Brito Gomes, Diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do BC.

Compartilhar conhecimento, esse é meu objetivo