(Foto: MME)

O governo quer interpretar a conta leve daqueles que consomem pouco – e aqueles que mais consomem ajudarão a pagar a conta.

A proposta em estudo fornece Isenção total para famílias de baixa renda que consomem até 80 kWh por mês e estão dentro Cadunic.

  • O projeto já chegou à Casa Civil e pode ser enviado ao Congresso nos próximos dias.

Hoje, a taxa social oferece até 65% de desconto. Com a nova regra, mais do que 16 milhões de pessoas não pagariam nada. O objetivo, até 2028, é isso sobre 60 milhões dos brasileiros têm algum tipo de benefício na conta de eletricidade.

💡 O custo da proposta: R $ 4,45 bilhões por ano. Quem está? Todos os outros consumidores – com um aumento médio de 1,4% nas tarifas.

📌 Famílias com renda até meio salário mínimo por pessoa registrado em Cadunic e com o consumo mensal de até 80 kWh terá isenção completa.

📌 Quem passa pelo limite paga apenas o que exceder.

📌 Também entra no pacote: beneficiários do BPC (como idosos e pessoas com deficiência), indígenas, quilombolas e residentes de regiões isoladas.

A medida faz parte de uma reforma maior do setor de eletricidade. A ideia é que até 2028 qualquer consumidor possa Escolha o seu fornecedor de energia – e até então, subsídios para fontes como solar e vento devem ser gradualmente reduzidos para ajudar a fechar esta conta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
CADÊ SUA PARTE
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.