A sustentabilidade na indústria de cosméticos, beleza e cuidados pessoais é uma tendência – e também um desafio – em todo o mundo. Ainda no tema da embalagem, no mercado dos EUA, das 8 bilhões de unidades plásticas rígidas produzidas pelo setor, 70% não são reciclados. No Reino Unido, em um mercado de £ 6,4 bilhões, 70% dos resíduos de cosméticos estão embalando. De acordo com Conselho de Beleza Britânica, Nove em cada dez embalagens cosméticas são jogadas fora.
De acordo com a ONG de proteção ambiental da WWF, o Brasil é o maior produtor e poluidor plástico da América Latina e o quarto do mundo, com 11,3 milhões de toneladas e cerca de 500 bilhões de itens plásticos descartáveis todos os anos, conforme mostrado em 2019.
Muitas empresas, em todo o mundo e também no Brasil, também investiram no aumento do conteúdo reciclado em suas embalagens, uma iniciativa vista por especialistas como louváveis, mas insuficientes. Outras frentes que foram discutidas em fóruns de economia circulares envolvem o uso de refis e a criação, do zero, embalagem e até conteúdo que afeta menos o ambiente.
No Reino Unido, várias marcas se juntaram ao Pacto de plásticos do Reino Unidoque prevê uma embalagem 100% reciclável até o final deste ano, 2025. Menos da metade (44%) dos britânicos dizem que estão preocupados em separar e reciclar a embalagem de shampoo usada – por ano, uma pessoa compra uma média de 11 frascos de shampoos por ano. De acordo com o British Beauty Council, nove em cada dez embalagens de cosméticos são jogados fora.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/2/r/ZkUP0BRxKGWfFGzXj6RA/mpf1-2-.jpg)
Os britânicos Coalizão de Beleza Sustentável Coalizão que tem entre os membros L’Oréal, Tesco, Boots, L’ccitane John Lewis e outros, procuram unir forças para educar o consumidor e promover o uso de refis e reutilização de embalagens. O Botas por exemplo, expandiu sua reciclagem no programa BOOTS para mais de 800 lojas, oferecendo 5 libras para cada cinco itens retornados. O John Lewis Oferece recompensas em sua iniciativa BeautyCycle para compras de marcas B-corp. O grupo O grupo da cabana proprietário da Cult Beauty and Lookfantastic, promove o programa Recick: ME, com 14.000 pontos de coleta e serviço domésticos através do Royal Mail Service. Já o L’Oréal Ele direciona os consumidores para o programa de reciclagem da Maybelline, disponível em mais de 1.500 lojas, com localização facilitada pelo mapa interativo do British Beauty Council.
O refil é uma das frentes que as empresas também investiram. Um estudo de 2019 do Centro LCA do grupo holandês, que avalia o impacto ambiental da embalagem ambiental, aponta, por exemplo, que Cerca de 70% das emissões de carbono atribuíveis ao setor de beleza e cosméticos podem ser eliminados se as pessoas simplesmente usarem recipientes de recarga.
Uma iniciativa criativa na área vem da Indonésia. O Siklus Startup baseado em Jacarta, na Indonésia, desenvolveu uma solução inovadora para reduzir os resíduos plásticos e tornar os produtos de uso diário mais acessíveis através de unidades móveis de reabastecimento de motocicletas. Os clientes fazem pedidos por meio de aplicativos ou WhatsApp, use seus próprios contêineres (ou compre um da empresa) e recebem produtos como shampoo e detergente diretamente do entregador – em carrinhos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/G/d/vNWD2CQTWO2zAjp6R4KQ/photo-6-0.jpg)
O alto preço dos produtos domésticos faz com que sete em cada dez indonésios comprem saquetas de dose única, gerando um grande problema ambiental. Iniciativas como Siklus permitem que as pessoas comprem apenas o que precisam, usando seus próprios contêineres, economizando dinheiro e eliminando o desperdício. De acordo com a Siklus, a embalagem pode representar até 15% do custo de produtos como sabão em pó e líquidos de limpeza – portanto, reutilizar frascos ajuda a pessoas baixas para economizar dinheiro.
Nó Chilea Buzina Já permite que os clientes preencham seus produtos de limpeza de sem -teto em máquinas inteligentes novamente usando embalagens com um chip RFID. A máquina reconhece a embalagem e despeja o produto em questão em certa quantidade, descontando os créditos da conta do cliente. Todas as embalagens da marca são reutilizáveis. A empresa afirma que reutilizar e reabastecer pode gerar uma economia de até 30% para os clientes e diz que evitou o uso de quase 98 toneladas de plástico.
No Brasil, o NonaAssim, Boticário e L’Oreal sExistem alguns dos grandes produtores cosméticos que investem no refil. Em 2024, Refis permitiu o Boticário Evite gerar 92 toneladas de resíduos, de acordo com dados do próprio ABIHPEC. A empresa também procura, com seu programa de inovação aberta em economia circular, o “Resíduos extintos “soluções inovadoras relacionadas a esses desafios.
Ainda de acordo com a entidade, apenas em 2022, o Nonaisso já Usado reabastecimento 40 anos atrásevitou o descarte de aproximadamente 2.500 toneladas de resíduos, oferecendo opções de refis em nove de suas 13 categorias de produtos. A embalagem da marca Kaiak, por exemplo, usou mais de 185 toneladas de plástico reciclado. Desde o relançamento da marca em 2022, com essa abordagem mais sustentável, foi capaz de reduzir 302 toneladas de CO2.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/n/s/isaNEsQLeWyUgtN1DVvA/captura-de-tela-2025-04-19-163002.png)
No caso de L’OréalPara atingir seu objetivo de, até 2030, ter 100% dos plásticos utilizados em suas embalagens de fontes recicladas ou base biológica, a empresa investe em “design ecológico” desde 2007. A L’Oréal se desenvolveu, por exemplo, uma ferramenta de avaliação de impacto, Spot (Spoinable Otimização de Produtos). Ele simula diferentes opções de embalagem e formulação para identificar aqueles com o menor impacto ambiental e social. Ele também quantifica e monitora o progresso da pegada de carbono do produto, considerando o conteúdo e a embalagem.
A linha Yves Saint Laurent – Fotos puros soro iluminadospor exemplo, adota cartuchos recarregáveis e já reduziu o peso total do pacote em 52%. Além disso, em parceria com a Veolo, a empresa começou a usar plástico reciclado de alta qualidade, o que permite uma redução de 50% a 70% nas emissões de CO₂ em comparação com as embalagens convencionais.
Em maio de 2020, a L’Oréal lançou sua primeira geração de embalagens que incorporam papelão como uma substituição de conteúdo plástico. Dois anos depois, a embalagem foi usada para marcas La Roche-Posay e Garnier, que já usam até 75% menos plásticos em comparação com um tubo de plástico padrão.
O L’ccitane O objetivo é alcançar, este ano, 2025, com 100% da embalagem feita com plástico reciclado, enquanto investia em lojas para receber embalagens usadas. Para atrair o cliente, na entrega de três contêineres vazios, é possível obter descontos que variam de US $ 19,90 a US $ 64,90. A parceria e a parceria de direção para cooperativas parceiras é a startup Gaucha Trashin. Como outros, ele também investe na embalagem de redução de plástico e vende eco-refisados que usam entre 65% e 90% menos plástico em comparação com uma embalagem regular.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/L/5/1AthlGRAmfPBDWJ3D1Nw/captura-de-tela-2025-04-19-163033.png)

Compartilhar conhecimento, esse é meu objetivo