Você pode preferir uísque puro ou com gelo. No entanto, há investidores que optam por deixá-lo na caixa — a gosto do lucro.

Nos últimos 10 anos, o uísque raro se transformou em um ativo de alto valor, graças à sua exclusividade e escassez. Com isso, não apenas entusiastas da bebida, mas também investidores sofisticados passaram a enxergá-lo como uma oportunidade de longo prazo.

🔥 Uísque raro supera até obras de arte

Rótulos de malte único e edições limitadas são os mais valorizados. Em 2023, por exemplo, uma garrafa do Macallan Fine and Rare 1926 Valerio Adami foi vendida por impressionantes US$ 2,7 milhões. Ou seja, quanto mais raro e antigo, maior o valor agregado.

Além disso, o comércio de barris disparou, crescendo 582% em uma década. Para comparação:

  • Uísques raros: +280%

  • Obras de arte: +29%

  • Carros de luxo: +25%

  • Relógios de luxo: +18%

Enquanto isso, cresce também o interesse emocional pelo colecionismo. Muitos veem as garrafas como itens comparáveis a camisas usadas por atletas ou objetos assinados por celebridades.

🇧🇷 Brasil entra no radar do mercado global de uísque

Por outro lado, o Brasil também tem ganhado destaque. Atualmente, o país lidera o consumo de uísque na América do Sul, além de apresentar um crescimento expressivo de 16% entre 2021 e 2023.

As chamadas etiquetas premium, que antes representavam apenas 2% do mercado nacional em 2023, já somam 10% em 2025. Isso mostra uma mudança de perfil do consumidor, que agora busca mais sofisticação.

De acordo com a consultoria Grand View Research, o mercado global de malte único deve crescer cerca de 6% ao ano até 2030.

Portanto, o que antes era apenas uma bebida para brindar, hoje se consolida como um ativo alternativo com grande potencial de valorização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
CADÊ SUA PARTE
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.