Depois que a Polícia Federal lançou a Operação Sem Desconto na quarta-feira passada (23), para investigar um esquema que teria causado um prejuízo de R$ 6,3 bilhões em descontos associativos não autorizados aplicados a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o caso ganhou grande repercussão.

Em meio às investigações, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, negou que tenha se omitido ao receber alertas sobre a possível fraude. Segundo ele, as medidas necessárias já estavam sendo tomadas para apurar as irregularidades.

Em uma entrevista ao conteúdo de Estadão, neste domingo (27), o ministro disse que determinou uma investigação sobre o assunto, que foi concluído em 6 de setembro de 2024. “Não omiti, tentei agir”, disse Lupi, após a divulgação de informações que ele foi avisado em 2023.

A conselheira Tonia Galleti, do Conselho Nacional de Seguridade Social, teria dito, de acordo com a ata da reunião, que ele havia solicitado a inclusão da discussão sobre supervisão de entidades. No entanto, Lupi teria rejeitado o pedido de não estar na agenda.

Na mesma reunião, o conselheiro reforçou o pedido, mas o ministro decidiu que, embora relevante, “não havia condição para faze -lo imediatamente, pois seria necessário fazer uma pesquisa mais precisa”.

Lupi também disse que teria pedido ao diretor de benefícios e relacionamento com o cidadão, André Paulo Felix Fidelis, mas que falou sobre “as dificuldades de analisar e corrigir possíveis fraudes em cerca de 6 milhões de membros.

“(Ele) demorou a responder e teve que demiti-lo para avançar no relatório e, pela primeira vez, nosso governo tomou uma iniciativa de construir novas regras para conter uma possível fraude”, disse Lupi, enviando a cópia do Diário Oficial Federal de 5 de julho de 2024, que contém a demissão do funcionário. O relatório do conteúdo de Estadão procurou Fidelis, mas não conseguiu encontra -lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
CADÊ SUA PARTE
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.