O gaúcho Nun Inah Canabarro Lucas, nascido em 1908, tornou -se, em 116, a pessoa mais velha do mundo em dezembro de 2024, de acordo com um Instituto de Pesquisa de Longevidade (Carlos Macedo/Longovest/Reprodução)

 

A freira brasileira Inah Canabarro Lucas, considerada a pessoa mais velha do mundo, morreu aos 116 anos. As informações foram confirmadas na quarta -feira, 1, pela congregação religiosa a que pertencia.

Inah se tornou o reitor da humanidade em janeiro, após a morte do japonês Tomiko Itoka, que era apenas alguns dias mais velho que ela. O reconhecimento veio do Instituto Longost, especializado em monitoramento e certificação de supercentnários no mundo.

Nascido em 8 de junho de 1908, em São Francisco de Assis, no interior do Rio Grande do Sul, os religiosos dedicaram mais de um século à vida espiritual e ao ensino. Professor e secretário por décadas, teve entre seus alunos o general João Figuedoeedo, último presidente do ciclo militar no Brasil.

Ela começou sua vida religiosa aos 16 anos, juntando -se ao colégio interno de Santa Teresa de Jesus. Ele se tornou oficialmente freira em 1934, depois de passar uma temporada no Uruguai. Em 1980, ele foi transferido para a casa provincial de sua ordem em Porto Alegre, onde morou até se aposentar em 1995.

O religioso era um fã fervoroso do internacional, que comemorava seu aniversário todos os anos e publicou uma nota de arrependimento, destacando sua “bondade, fé e amor”. Em 2018, quando completou 110 anos, recebeu uma bênção especial do recém -fracassado Papa Francisco. “Deus é o segredo de tudo”, disse ele em entrevista a Lonnight.

Embora os registros oficiais tenham apontado seu nascimento em 8 de junho, a família sustenta que nasceu em 27 de maio, com o recorde de duas semanas depois. O Longevine o considerou a única pessoa viva nascida em 1908 e um dos três remanescentes da primeira década do século XX.

Com a morte da brasileiro, o título da pessoa mais velha do mundo vai para o ano de 115 anos, Ethel Caterham.

Inah era a pessoa mais velha da América Latina desde 2022 e a segunda mais longa brasileira da história, atrás de Francisca Celsa dos Santos. Segundo o Instituto, ocupa a 20ª posição entre as pessoas mais longas já registradas no mundo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
CADÊ SUA PARTE
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.