Depois de uma segunda -feira (28) com tempo instável na região metropolitana de São Paulo, onde choveu brevemente em alguns bairros, o cenário meteorológico muda a partir desta terça -feira (29) com a chegada do frio.
De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência Climático) da prefeitura de São Paulo, o sistema frontal de instabilidade se afasta do estado, mas os ventos que sopram do mar favorecem a entrada de ar frio e seco.
Nesta terça -feira, ainda há potencial para garoa entre o amanhecer e o início da manhã e o final da tarde e a noite em São Paulo. Como resultado, as temperaturas devem entrar em colapso, com um mínimo de 13 ° C ao amanhecer e um máximo de 21 ° C no início da tarde. À noite, cai novamente para a faixa de 15 ° C.
De acordo com as estações climáticas automáticas da CGE, a média máxima de temperatura neste segundo atingiu 25,3 ° C.
Quarta -feira (30) será outro dia frio na Grande São Paulo. A previsão do InMet (Instituto Nacional de Meteorologia) é que os termômetros devem marcar entre 11 ° C ao amanhecer e 21 ° C à tarde. O dia pode até começar com muitas nuvens, mas o sol aparecerá a seguir. O frio, no entanto, continuará à noite após o pôr do sol.
Os dados da prefeitura de São Paulo apontam que, em abril, se registrou até as 7h da segunda -feira, 142,1 mm de chuva, que corresponde a 127,4% acima de 62,5 mm esperados para o mês. Este é o segundo abril chuvoso da CGE Historical Series, que é dados desde 1995, perdendo apenas para abril de 2012, quando 145,3 mm foram acumulados.
Na costa de São Paulo, a temperatura máxima também será menor, a 23 ° C em Santos e 20 ° C em Ubatuba. Mas o mínimo deve ser maior do que na capital, com 18 ° C em Baixada Santista e 17 ° C na costa norte.
Frio atinge a região montanhosa no sul
A massa do ar polar que chegou ao país pode causar geada em alguns locais na região sul na terça -feira. De acordo com a Inmet, as regiões serranas, sul e oeste de Santa Catarina, Grande Florianópolis, nordeste do Rio Grande do Sul, metropolitano de Porto Alegre e sudeste de Paraná, podem ter temperaturas mínimas de 3 ° C, o que é um risco leve de perda de plantações.
No entanto, alerta o clima, embora as medições padrão de temperatura do ar possam indicar valores entre 3 ° C e 4 ° C, o resfriamento mais intenso na superfície ao amanhecer nas noites de céu limpo, vento fraco e ar seco favorece o congelamento do orvalho próximo à superfície.
“Esses são os elementos típicos de uma forte massa de ar polar. Assim, a previsão de geada é um sinal claro de que o frio não está apenas no ar, mas também no chão”, explica o climate.

Compartilhar conhecimento, esse é meu objetivo