Juan Carlos López Gómez, nascido na Geórgia, foi preso por engano na Flórida e só foi libertado após a apresentação da certidão de nascimento
Um cidadão dos EUA foi preso como se fosse um imigrante ilegal na Flórida. Juan Carlos López Gómez, 20, nasceu na Geórgia, mas passou a noite na prisão e só foi libertado na quinta-feira (17) depois que sua mãe apresentou a certidão de nascimento a um juiz.
López-Gómez foi preso na quarta-feira (16) por uma violação de trânsito e acabou sendo preso depois que a Patrulha Rodoviária da Flórida desencadeando o gelo (Serviço de Imigração e Controle Alfândega), uma agência submetida ao governo de Donald Trump. Mesmo depois que o tribunal estadual não encontrou base legal para a prisão, ele permaneceu detido em um pedido de retenção de gelo por até 48 horas.
Na quinta -feira, o juiz Lashawn Riggans reconheceu a autenticidade do documento de nascimento apresentado por sua mãe, mas disse que não tinha autoridade para ordenar libertação imediata. A libertação só aconteceu à noite após a mobilização de organizações pró direito de imigrantes.
O departamento de segurança interna disse que investiga o caso.
(com CNN)
