– Foto: Chris Ratcliffe/Bloomberg
Os dados das contas externas brasileiras para março são o principal destaque da agenda nesta segunda -feira, 28 de abril. Além disso, a participação do ministro das Finanças, Fernando Haddad, e o presidente do Banco Central, Gabriel Galipolo, em um evento de ativo J. Safra devem ser acompanhados pelos investidores. O dia ainda reserva a atualização das projeções do Boletim de Foco.
Veja abaixo os principais destaques da agenda nesta segunda -feira:
FGV anuncia pesquisa da indústria de transformação de abril – O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (IBRE-FGV) anuncia, às 8h, a pesquisa conjuntural da indústria de transformação de abril. O Índice de Confiança da Indústria da FGV Ibre (ICI) permaneceu relativamente estável ao variar de 0,1 ponto em março a 98,4 pontos. Nas médias móveis trimestrais, o índice recuou 0,4 pontos, também para 98,4 pontos.
BC revela o Boletim de Foco da semana – Os lançamentos do Banco Central (BC), às 8h25, o Boletim de Foco da semana foi fechado em 24 de abril. A mediana das projeções dos economistas de mercado para a inflação oficial brasileira até 2025 foi reduzida de 5,65% para 5,57%, de acordo com o foco do relatório do Banco Central (BC). Para 2026, as expectativas médias para o amplo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) foram detidas 4,50%. Para 2027, subiu 4,00%. Para a taxa de juros básica (SELIC), as estimativas médias foram mantidas em 15% no final de 2025, 12,50% no final de 2026 e 10,50% em 2027.
BC divulga uma nota do setor externo de março – O Banco Central divulga, às 8h30, o comunicado de imprensa do setor externo de março. As transações atuais do saldo de pagamentos foram deficientes em US $ 8,8 bilhões em fevereiro de 2025, em comparação com o déficit de US $ 3,9 bilhões em fevereiro de 2024. Em uma comparação interanual, o excedente comercial recuou US $ 5,4 bilhões, enquanto o déficit de serviço permaneceu estável e o déficit de renda primário recuou US $ 526 milhões. O déficit de transação atual nos doze meses fechado em fevereiro de 2025 totalizou US $ 70,2 bilhões (3,28% do PIB), em comparação com US $ 65,3 bilhões (3,03% do PIB) no mês anterior e US $ 23,9 bilhões (1,07% do GDP) em 2024 de fevereiro.
A CNI publica pesquisa da indústria de construção de março – A Confederação Nacional da Indústria (CNI) publica, às 10h, a pesquisa da indústria da construção de março. O Índice de Confiança do Empreendedor Industrial da Construção (ICEI) subiu 0,3 pontos, de 49,3 pontos, em fevereiro, para 49,6 pontos, em março.
CNC comunica confiança do empresário de comércio de abril – A Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) se comunica, às 10h, o Índice de Confiança do Empreendedor de Comércio de April (ICEC). O ICEC caiu 2,6% em março em comparação a fevereiro, marcando a quarta retração consecutiva e atingindo 99,2 pontos, o nível mais baixo desde junho de 2021, quando foi de 98,4 pontos. A comparação anual também revelou uma tendência negativa mais intensa, com uma diminuição de 9,1% em uma análise anual.
A SECEX apresenta o balanço comercial da quarta semana de abril – O Secretaria de Comércio (SECEX) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) apresenta, às 15h, o resultado do balanço comercial na quarta semana de abril. De janeiro a 3ª semana de abril de 2025, o balanço comercial registrou US $ 96,2 bilhões em exportações. As importações atingiram US $ 81,6 bilhões, com um saldo positivo de US $ 14,6 bilhões e uma corrente de comércio de US $ 177,8 bilhões. Somente na 3ª semana de abril de 2025, o saldo atingiu um superávit de US $ 1,5 bilhão e uma corrente de comércio de US $ 10,8 bilhões, resultante de exportações no valor de US $ 6,1 bilhões e importações de US $ 4,6 bilhões. Em abril, as exportações totalizam US $ 18,9 bilhões e importações, US $ 14,3 bilhões, com um saldo positivo de US $ 4,6 bilhões e uma corrente de comércio de US $ 33,2 bilhões.
Tesouro dos EUA anuncia o plano de refinanciamento – O Tesouro dos EUA anuncia, às 16h, seu plano de refinanciamento de títulos, incluindo os volumes dos próximos leilões.
Lula signa a concessão rodoviária – O presidente Luiz Inacio Lula da Silva recebe às 9h, ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, e secretário de imprensa da Secretaria de Comunicação Social, Laércio Portela, no Palácio de Alvorada. Às 14h40, ele recebe o Secretário Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Marcos Rogétro de Souza, no Palácio do Planalto. Às 15:00 Sinais de contratos de concessão da rodovia de Paraná (lotes 3 e 6). Às 16h, ele recebe o ministro do Secretariado Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo.
Projeto de votos da câmara que facilita o combate de incêndios florestais – O plenário da Câmara de Deputados se reúne às 18h e pode votar no projeto de lei 3.469/24, nas regras para facilitar a floresta e a queima de incêndios. Outro projeto na agenda é o PL 5669/23, que cria a política de prevenir e combater a violência no escopo da escola, a ser implementado pela União em cooperação e colaboração com estados e municípios. O PL 3.224/24 cria uma campanha nacional sobre o uso consciente da tecnologia digital, incluindo jogos eletrônicos e redes sociais.
Haddad dá uma palestra no evento J. Safra – O ministro das Finanças, Fernando Haddad, estará em São Paulo, onde, às 9h, ele dá uma palestra na colheita de J. Macro Day. Às 11h, participa do lançamento do 2º Leilão de Investimento Eco: Recuperação de Terras Degradadas.
Galipolo dá uma palestra no evento J. Safra – O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galipolo, falará na colheita de J. Macro Day às 10h. Além da palestra, Galipolo tem uma reunião com representantes da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) às 14h. Então, às 15h, o Presidente do BC encontra o CEO da Associação Brasileira de Bancos (ABBC), Leandro Vilain; O Presidente do Conselho de Administração, Cassio Fernando von Gal e vice -presidente do Conselho de Administração, Eduardo Guimarães. O último compromisso de Galipolo é com o Presidente da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Motorizados (Fenabrave), Arcelio Alceu Dos Santos Junior; O 1º Vice-Presidente, Sergio Dante Zonta, e o curador do 33º Congresso e Expfenabrave, Antonio Maciel Neto.
