Um artigo publicado pelo jornal Público de Portugal relata que recentes ataques cibernéticos, que inicialmente afetaram sistemas portugueses, podem ter se espalhado para Espanha, França e Alemanha. A publicação também cita a suspeita de envolvimento do Ministro português Manuel Castro Almeida, além de fazer referência à cobertura feita pela RTP3 e pela rádio local.

De acordo com o Público, o ataque eletrônico afetou empregos fixos e atividades móveis em diversas regiões de Portugal. Equipes de TI começaram a trabalhar imediatamente para restaurar os sistemas, e espera-se que os serviços estejam normalizados em breve.

Impacto nos bancos em Portugal

Os ataques também atingiram o setor bancário. Clientes relataram dificuldades de acesso aos serviços bancários e, em alguns casos, problemas relacionados a movimentações financeiras. Um dos bancos afetados informou que está trabalhando com seus parceiros tecnológicos para garantir a retomada completa das operações.

Consequências na Espanha

Na Espanha, semáforos e redes de telefonia ficaram inoperantes. Segundo jornais locais, algumas linhas do metrô de Madri sofreram interrupções, afetando o deslocamento de milhares de pessoas. O El País descreveu o incidente como um dos piores ataques cibernéticos da história recente do país, impactando inclusive obras de infraestrutura em andamento.

Empresas de transporte e energia, como a espanhola Ospani Enports, também foram afetadas. A companhia declarou, em comunicado nas redes sociais, que trabalha em parceria com outras empresas para normalizar os serviços, mas alertou que a recuperação poderá ser gradual, especialmente nas regiões norte e sul da Península Ibérica.

Nota de responsabilidade

As informações acima têm caráter jornalístico. Investimentos ou decisões financeiras devem ser tomados com cautela. Antes de aplicar recursos, é essencial analisar seu perfil de investidor, seus objetivos e buscar orientação profissional adequada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
CADÊ SUA PARTE
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.