spot_img

China e filipinas exibem suas bandeiras em um lugar no Mar do Sul da China

A tensão entre a China e as Filipinas, no Mar do Sul da China, se intensificou após relatos de atividades de ambos os países em um pequeno afloramento conhecido como Sandy Cay.

A China disse que seis Filipinas desembarcaram no local, que é reivindicado por ambas as nações. Isso ocorreu alguns dias após o lançamento de fotos mostrando oficiais da Guarda Costeira Chinesa exibindo uma bandeira chinesa no mesmo conjunto de bancos de areia.

Essa troca de ações em Sandy Cay representa a mais recente intensificação em uma longa disputa territorial entre os dois países do Mar do Sul da China, uma área que a China reivindica quase na sua totalidade. Em um comunicado, a Guarda Costeira Chinesa classificou o desembarque das Filipinas no domingo, 27, como “ilegal” e disse que seus policiais foram ao local para realizar “verificações e medidas de inspeção”, sem especificar quais eram essas medidas.

A Resposta

Em resposta, as Filipinas emitiram uma declaração detalhando o envio de uma equipe conjunta da Polícia da Guarda Costeira, da Marinha e da Marítima em barcos infláveis. Essa equipe chegou aos três bancos de areia que formam Sandy Cay, conhecido como Recife Tiexian pelos chineses.

O comodoro Jay Tarriela, porta -voz da Guarda Costeira Filipina, divulgou o comunicado sobre X (antigo Twitter) acompanhado por um vídeo e fotos, incluindo um mostrando a equipe filipina exibindo sua bandeira em um dos bancos de areia.

“Esta operação reflete a dedicação e o comprometimento inabalável do governo filipino em defender a soberania do país, os direitos soberanos e a jurisdição no Mar das Filipinas”, a declaração.

A ação das Filipinas ocorreu três dias após o Global Times, um jornal estadual chinês, publicando imagens dos oficiais da Guarda Costeira da China em Recife Tiexian em meados de abril, segurando uma bandeira chinesa e limpando garrafas de plástico e outros detritos.

Em sua declaração sobre o subsequente desembarque filipino, a Guarda Costeira Chinesa reiterou que a China mantém a “soberania inquestionável” nas Ilhas Spratly, que incluem recife Tiexian e águas vizinhas.

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Veja também

Cadê sua parte
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.