(Imagem: SEP)
A conta não fecha. De acordo com os dados divulgados pela Globo, 80% das pessoas assistindo a estreia – canal de transmissão da estação – Não pague por isso.
- O número foi revelado pelo diretor de produtos digitais da empresa, Manuel Belmar, que classificou a situação como uma “endêmica”.
O cálculo inclui desde CATET e caixa de TV para piratas e compartilhamento de senha. Considerando que a estréia tem sobre 2,5 milhões de assinantes e levanta R $ 750 milhões por ano o número chama a atenção.
Considerando a parte dos usuários clandestinos que poderiam assinar o canal, a Globo estima que ele poderia compensar R $ 500 milhões a mais – Um aumento em 66% em receita.
A situação, no entanto, não é exclusiva do futebol
Em 2024, a perda com transmissões ilegais na TV paga excedida R $ 12 bilhões. Mas o buraco está ainda mais abaixo ao observar o Impacto geral da pirataria no país:
- Rombo de R $ 4 bilhões No setor audiovisual
- R $ 1,4 bilhão Evaporou em cópias não autorizadas de livros e materiais de ensino
- R $ 500 bilhões perda total em 2024
Enquanto as autoridades continuam com operações como 404, com o objetivo de conter os serviços ilegais de IPTV, o país ainda enfrenta o desafio de acesso equilibrado à cultura com a luta contra o consumo de conteúdo de piratas.
