O governo de São Paulo começou na última segunda -feira (7) Restituição de IPVA (Imposto sobre a propriedade de veículos a motor) para carros roubados ou roubados em 2024. Outros estados também oferecem reembolso tributário, como Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Veja como Solicitar o reembolso do IPVA em cada estado Seguindo:

São Paulo

Os motoristas que tiveram seus carros roubados dentro do estado devem primeiro registrar o Relatório de Ocorrência (BO) e aguardar o veículo bloquear o Detran-SP. Em seguida, consulte a página IPVA no portal do Secretariado de Finanças e Planejamento (SEFAZ-SP) para verificar se você tem o direito de restituição.

Se o benefício for aplicável, apenas solicite-o através do portal Sefaz-Sp com o número Renavam e Bo

Vale lembrar que o cálculo do valor de reembolso varia de acordo com o caso e considera fatores como o período do ano em que o relatório da polícia foi registrado, se o IPVA foi pago completo ou parcialmente e mesmo que o veículo fosse mais tarde recuperado ou não.

O valor será recebido em uma filial do Banco do Brasil apresentando documentos de identificação (ID e CPF) ou cópia do contrato social, no caso de uma entidade legal. O pagamento será feito proporcionalmente, respeitando o período em que estavam sem o bem.

O valor está disponível por dois anos, após o calendário de restituição. Se o candidato perder o prazo de resgate, a solicitação deverá ser feita via Sistema de Veículos Sefaz-Sp (SiveI). Veja o Calendário de pagamento de reembolso:

  • Ocorrências no 1º trimestre de 2024 – Release: 07/04/2025;
  • Ocorrências no 2º trimestre de 2024 – liberação: 22/04/2025;
  • Ocorrências no 3º trimestre de 2024 – Release: 05/05/2025;
  • Ocorrências no 4º trimestre de 2024 – Release: 19/05/2025

Bahia

A solicitação pode ser feita pela plataforma digital do governo do estado, onde a parte interessada obtém acesso a serviços de administração pública.

Será necessário autenticação através do CPF ou através da conta do governo do governo federal. Em seguida, basta pesquisar “Reembolso do imposto sobre a propriedade do veículo automotivo – IPVA” e preencha os dados do aplicativo. De qualquer forma, confirme os dados e envie a solicitação.

O Reembolso do IPVA Para carros roubados no Rio de Janeiro, devem passar por um processo semelhante a São Paulo. O beneficiário deve enviar o BO e as agências estaduais envolvidas, como Detran-RJ e Sefaz-RJ, se comunicarem para certificar o registro de roubo nos sistemas.

O formulário de reembolso pode ser acessado no site do Secretariado do Tesouro do Estado. Além do BO, documentos de identificação como ID e CPF serão necessários.

O valor corresponde ao período em que o proprietário estava sem o veículo e o pagamento pode ser feito por depósito em conta ou dedução no Valor do próximo IPVA.

Minas Gerais

Em Minas Gerais, a solicitação precisa ser feita pelo sistema de administração integrado da Receita do Estado (SIAE), depois de preencher o formulário disponível em Sefaz-MG.

O proprietário deve ter o relatório da polícia em mãos, bem como documentos de identificação (ID e CPF) e dados bancários.

Vale ressaltar que o requerente receberá reembolso apenas se Falando com IPVA e deve ter o certificado de dívida tributária negativa (CDT).

Rio Grande do Sul

Finalmente, o Rio Grande do Sul fornece uma página dedicada a Retorno IPVA diretamente através do site de serviço estadual (domínio Gov.Br).

Ao solicitar, o proprietário precisa baixar um formulário e preenchê -lo com informações pessoais (RG, CPF) e dados do veículo (marca, modelo, Renavam e ano de fabricação). Depois de enviar o protocolo eletrônico, a receita do estado informará sobre seu status dentro de cinco dias úteis. A conclusão do processo de restituição ocorrerá dentro de seis meses.

Além disso, o estado também permite Restituição de IPVA De veículos perdidos em desastres naturais, como inundações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
CADÊ SUA PARTE
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.