Centenas de milhares de casas e empresas em Porto Rico permaneceram sem energia na quinta -feira (17), um dia depois que um grande blecaute atingiu a ilha.
De acordo com a Luma Energy, metade dos clientes que recebem energia da concessionária, que é a principal da ilha, ainda não foi restaurada. Hospitais, aeroportos e prisões estavam entre as estruturas ainda impactadas. Mais de meio milhão de pessoas estavam fora de poder, de acordo com a empresa.
O sistema elétrico de Porto Rico tem sido falho desde que dois furacões devastaram a ilha em 2017, destruindo a rede elétrica e matando quase 3.000 pessoas, segundo estimativas oficiais. Na véspera de Ano Novo no ano passado, uma linha de energia subterrânea causou a última falha, o que levou a apagões em toda a ilha.
“Nossa equipe continuará trabalhando ao longo do dia para garantir que 90% dos clientes tenham o serviço restaurado nas próximas 48 horas”, disse a Luma Energy em comunicado. “Como parte de nossos esforços de resposta, estamos investigando a causa desse incidente, incluindo o papel da fragilidade do sistema nesse apagão em toda a ilha”.
Porto Rico é um território americano no Caribe. O secretário de energia americano Chris Wright disse que o governo federal estava apoiando os esforços da ilha para restaurar o serviço.
“Fornecer energia acessível, confiável e segura para todos os americanos é uma prioridade para esse governo”, afirmou.
