O Vaticano publicou um editorial que destaca a preocupação do Papa Francisco com “os pobres, a fraternidade, os cuidados da casa comum, a empresa e a incondicional não à guerra”. O papa morreu aos 88 anos na segunda -feira (21) em Roma.
Intitulado “O Papa da Misericórdia”, o editorial do Vaticano ressalta que a mensagem central do Pontificada de Francis “era o tão chamado evangélico à misericórdia”.
“A proximidade e a ternura de Deus àqueles que se reconhecem precisam de sua ajuda. Todo o pontificado de Jorge Mario Bergoglio foi vivido sob o lema desta mensagem, que é o coração do cristianismo”, diz o texto.
O Papa Francisco pode se tornar santo? Entenda como funciona o processo de canonização
O editorial também apontou que Francisco mostrou uma igreja mais próxima e aconchegante, “mesmo às custas de assumir riscos e sem se preocupar com as reações dos apoiadores”.
O editorial do Vaticano também lembrou que Francisco iniciou seu papado orando por imigrantes que morreram no mar na ilha de Lampedusa e terminaram em uma cadeira de rodas “, dedicando todos os últimos momentos para testemunhar o mundo o abraço misericordioso de um Deus próximo e fiel em seu amor por todas as suas criaturas”.
A última aparição de Francisco foi no dia 20, no domingo de Páscoa.
“Ao longo dos anos de seu pontificado, o 266º sucessor de Peter mostrou o rosto de uma igreja próxima, capaz de testemunhar ternura e compaixão, acolher e abraçar todos”, disse o Vaticano.
