Líderes de dois importantes painéis do Congresso dos Estados Unidos intensificaram a pressão sobre a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) para derivar empresas chinesas, incluindo o gigante Alibaba, devido a alegações de vínculos militares que eles dizem, representam um risco para a segurança nacional dos EUA. A informação é do jornal Times financeiros.

Em uma carta endereçada ao presidente da SEC, Paul Atkins, o vice John Moolenaar e o senador Rick Scott expressaram preocupações sobre 25 grupos chineses listados em sacolas americanas como o Baidu e o JD.com, que, segundo eles, estão alinhados com os objetivos estratégicos do Partido Comunista (CCP) chinês (CCP).

Os parlamentares argumentam que essas entidades se beneficiam da capital dos investidores dos EUA, apoiando a modernização militar da China e viola os direitos humanos.

“Essas empresas não são apenas opacas, mas são profundamente integradas ao aparelho militar e de vigilância da China”, disse Moolenaar e Scott na carta.

Eles enfatizaram que a legislação chinesa permite ao governo exigir que as empresas compartilhem tecnologia com o exército de libertação popular quando necessário.

Moolenaar e Scott apontaram que a SEC possui as ferramentas necessárias sob a legislação para suspender a negociação e forçar o distúrbio de empresas chinesas que não protegem adequadamente os investidores dos EUA.

Eles enfatizaram que o desapego dessas empresas não é apenas uma questão de transparência, mas uma questão crítica da segurança nacional, especialmente considerando o envolvimento de várias delas em práticas questionáveis.

No Financial Times, em resposta a essas alegações, a embaixada chinesa em Washington nos criticou a postura, afirmando que o governo dos EUA está exagerando o conceito de segurança nacional e usando sua jurisdição para atacar empresas chinesas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
CADÊ SUA PARTE
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.