spot_img

Páscoa: com preços altos, trocas de consumidores, as marcas reduz porções e alternativas

Apesar dos altos preços de ovos de chocolate e de Almoço em família tradicional  Páscoa em 2025 deve manter o apelo entre os brasileiros. Mas se adaptar aos desafios financeiros impostos por Alimentos mais caros Novos comportamentos estão sendo adotados pelos consumidores.

Uma das estrelas da celebração tornou os preços salgados: o cacau acumulou alta de 180% nos últimos dois anos, de acordo com uma pesquisa da Ibevar – Fia Business School. Ainda assim, o mercado de chocolate nesta Páscoa deve mover R $ 5,3 bilhões no Brasil, um crescimento de quase 27% em relação ao ano anterior, de acordo com as projeções da Associação Brasileira de Cartões e Serviços de Crédito (ABECS).

“A forte pressão dos custos não inibiu o acordo de compra”, diz Claudio Felison, presidente da Ibevar e professor da FIA Business School. Embora a despesa média por pessoa deva cair de US $ 156 para US $ 146 (-6,4%), mais brasileiros estão comprando produtos de Páscoa. “Em outras palavras, eles são mais pessoas comprando, mas gastando um valor mais baixo”.

Alimentos de Páscoa mais caros

Os ovos de Páscoa seguem o item principal de desejo neste feriado e deve aumentar o crescimento projetado de 14% projetado nas vendas. Em algumas redes populares, o item não custa menos de US $ 70. Mesmo diante disso, 74% desses entrevistados da Ibevar-So disseram que pretendiam comprar, com 62% dizem que priorizam marcas diferentes.

“O que vemos não é apenas crescimento econômico – é uma profunda transformação cultural da maneira como os brasileiros se relacionam com o chocolate”, diz Felisoni. Para o especialista, isso demonstra a importância dos produtos para se conectar emocionalmente com seu público. “Nem mesmo as pressões econômicas mais graves podem impedir seu avanço”.

Não por coincidência, os chocolates especializados ganham espaço, com um modelo de consumo centrado na experiência, sabores variados, ingredientes premium e apresentação personalizada. Com os supermercados ainda sendo o principal canal de compra (59%), a pesquisa também destaca a participação ainda pouco expressiva de outras pessoas.

Apenas 11% devem optar por lojas especializadas, 9% para o comércio eletrônico e 8% compram diretamente de micro empreendedores. De acordo com a pesquisa, isso está diretamente ligado à dificuldade de pequenos fabricantes na absorção de aumentos significativos no custo das matérias -primas e na manutenção de preços competitivos contra grandes indústrias, que têm maior poder de negociação e cadeias produtivas otimizadas.

Também essencial para a refeição pascal, alimentos como bacalhau e azeite podem ser pressionados no volume de vendas devido a aumentos acentuados de preços. Como mostramos neste relatório, isso pode levar os consumidores a procurar porções menores, tipos mais baratos ou até substitutos.

Driblando o aperto financeiro

Com o orçamento pressionado, o consumidor viu a necessidade de se adaptar. Daiane Alves, educadora financeira de Neon, recomenda alternativas mais econômicas para aqueles que desejam manter a tradição da Páscoa sem comprometer as finanças.

Um deles entra em linha com a diversificação de onde conseguir o ovo de chocolate, recomendando a compra com micro -empreendedores locais. “Pode ser mais barato e ainda fornece presentes personalizados, como colher ovos ou kits de equitação”.

Outra alternativa é fazer ovos em casa, comprando ingredientes em ataques ou lojas de fábrica. Além disso, a Internet também pode ser aliada do consumidor. “Hoje é possível comparar preços, opções de pesquisa e até fazer compras sem sair de casa, o que economiza tempo e ajuda a evitar compras por impulso”, diz Daiane.

Para quem viaja, o planejamento é essencial. “Se a ideia estiver em grupos, anteriormente combina como as despesas serão divididas. Isso é verdade para hospedar, alimentos e transporte”, recomenda. Aqueles que ficam em casa podem organizar um almoço colaborativo, onde cada pessoa pega um prato, é uma maneira de salvar e reforçar os laços familiares.

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Cadê sua parte
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.