Eleitores que estão em situação irregular têm até 19 de maio para evitar o cancelamento do título eleitoral.Esse período é válido para aqueles que não votaram, não justificaram ou pagaram a multa na ausência nas últimas três eleições consecutivas. Lembrando que cada mudança eleitoral é considerada uma reivindicação, incluindo as eleições suplementares.
Segundo o Tribunal Eleitoral Superior, mais de cinco milhões de eleitores e eleitores se enquadram nessa situação. Se a pessoa não souber em que está a condição, deve buscar informações dos locais oficiais do TSE e dos tribunais eleitorais regionais ou no escritório de registro eleitoral de sua cidade.
Os serviços de consulta de situação eleitoral, procedimentos de regularização e a emissão do certificado de alta eleitoral são gratuitos.
O título eleitoral é atualmente um requisito legal para o acesso a vários serviços, como registrar e participar de uma proposta pública, além de assumir o cargo; Obtenha passaporte ou cartão de identidade, entre outros.
