O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou a lei que autorizava a administração para leiloar a operação de 14 cruzamentos de balsas no estado para iniciativa privada, incluindo trechos na região metropolitana de São Paulo, reservatório de Paraibuna e reservatório costeiro.
A proposta é uma “concessão patrocinada”, com uma ingestão pública de R $ 725 milhões do total de R $ 1,05 bilhão em investimentos esperados, bem como uma consideração anual de até R $ 311 milhões pagos pelo governo por 20 anos.
A medida foi assinada por Tarcísio Na segunda -feira, 21, e publicado nesta edição de quarta -feira no Gazette Oficial do Estado.
A concessão é vista internamente como inovadora, promissora investimentos em veículos elétricos e remuneração por indicadores de qualidade. Por outro lado, ele recebeu críticas de oponentes pelos altos investidores que, segundo eles, praticamente cancelam o risco envolvido no mercado.
O governo promete que o esquema livre e as tarifas não serão alterados, independentemente das regiões operacionais que incluem acesso a pontos turísticos como Ilhabela.
Neste momento, o governador está em um “roadshow” Europa apresentar não apenas o sistema de cruzamento de investidores cruzados, mas também o túnel submerso que conectará as cidades de Santos e Guarujá.
O anúncio de ambos os projetos ainda não foi divulgado. No caso do túnel, o estágio é de responsabilidade do governo do estado, mas é incluído no “Novo Pac” do governo federal, que autorizou o trabalho.
A comitiva também passa pela Dinamarca, onde um túnel submerso de 18 quilômetros está sendo construído para a Alemanha e a Noruega antes de retornar ao país.
Que também integra a comitiva na Europa é o Ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (republicanos), que é do mesmo partido que o governador.
O ministro, no entanto, apoia o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e defende sua reeleição, enquanto Tarcísio é uma das principais citações das eleições presidenciais de 2026 se o ex -presidente JAIR BOLSONARO declarado inelegível pelo Tribunal Eleitoral Superior (TSE), desistir de correr a tempo de organizar uma campanha e articular uma coalizão competitiva para a eleição.
Eles estiveram juntos em outras ocasiões, como no anúncio do anúncio em Santos que reuniram Lula e Tarcisio em um clima amigável.
Os dois se reuniram em Amsterdã, na Holanda, quando apresentaram o projeto do túnel aos representantes das empresas TEC Tunnel e Imbontec, ambos do setor portuário.
O empreendimento deve ser leiloado em 1º de agosto. A concessionária que vence a oferta realizará o trabalho e operará o túnel por 30 anos.
A rota terá 1,5 quilômetro de comprimento, 870 metros de túnel submerso. O custo esperado é de R $ 5,96 bilhões, com R $ 5,13 bilhões deixando os cofres públicos, também divididos entre o estado e o sindicato.
O poder público ainda pode pagar uma consideração de cerca de R $ 270 milhões por ano, dependendo das ofertas recebidas.
