O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse no domingo que espera um acordo de paz entre a Ucrânia e a Rússia no final desta semana. Em uma publicação sobre a plataforma social da verdade, ele disse que, com o fim do conflito, os dois países podem começar a fazer grandes negócios com a nação americana.
“Espero que a Rússia e a Ucrânia fechem esta semana. Ambos começarão a fazer grandes negócios com os Estados Unidos, que estão prosperando e ganham uma fortuna”, ele escreveu.
Na sexta -feira (18), o político até afirmou que abandonaria o papel de mediador do conflito se não houvesse avanços nas negociações, mediadas por ele desde o início de janeiro, depois de assumir a presidência. Ele não especificou o prazo.
“Não tenho um número específico de dias, mas queremos fazê -lo rápido (feche um acordo)”, disse Trump em declarações na Casa Branca. “Se, por algum motivo, uma das duas partes tornará muito difícil, digamos: ‘Você é tolo. Você é uma pessoa horrível.’ E vamos seguir em frente. ”
Em pouco mais de três meses em cargos e diálogos com os dois países, Trump caiu muito com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o presidente russo Vladimir Putin.
Sem paz na Páscoa
Putin havia anunciado um cessar -fogo para este domingo de Páscoa. No entanto, a trégua não se concretizou, e os dois países se acusaram de violar a interrupção temporária.
Zelensky afirma que a Rússia apenas simulou uma intenção de paz e continuou a realizar ataques de artilharia. O Ministério da Defesa da Rússia, por outro lado, disse que as forças ucranianas dispararam sobre posições russas 444 vezes e representando mais de 900 ataques de drones ucranianos.
O número de mortos e feridos na guerra, que começou em fevereiro de 2022, atingiu cerca de um milhão no final de 2024 -entre os ucranianos e os russos -de acordo com os dados coletados por The Wall Street Journal.

Compartilhar conhecimento, esse é meu objetivo