spot_img

Veja quem são os cardeais brasileiros que podem participar do Conclave

Com a morte de Francisco, o processo começa a escolher um novo papa. Sete cardeais brasileiros podem votar no conclave.

Com a morte de Papa Francis Nesta segunda -feira (21), o Vaticano iniciou os preparativos para o Conclave cerimônia que elegerá o novo líder da Igreja Católica.

De acordo com os padrões do Vaticano, o processo deve começar dentro de 20 dias após a morte do pontífice e sete cardeais brasileiros estão entre os 138 eleitores capazes de votar na escolha do novo papa.

Por regras da igreja, apenas cardeais abaixo de 80 anos têm direito a voto. Atualmente, o Brasil tem oito cardeais, dos quais sete estão dentro da faixa etária permitida. Confira quem pode participar da votação no Conclave:

  • Sérgio da Rocha (65 anos), arcebispo de Salvador e primata do Brasil;
  • Jaime Spengler (64), presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Porto Alegre;
  • Odilo Scherer (75 anos), arcebispo de São Paulo;
  • Orani Tempesta (74 anos), arcebispo do Rio de Janeiro;
  • Paulo Cezar Costa (57 anos), arcebispo de Brasília;
  • João Braz de Aviz (77 anos), arcebispo emérito de Brasília;
  • Leonardo Ulrich Steiner (74 anos), arcebispo de Manaus.

O único cardeal brasileiro que não pode votar é Raymundo Damasceno,  o arcebispo emérito de Aparecida, que tem 87 anos. Apesar de sua idade, ele deve ser convidado a ingressar no College of Cardinals durante o período da vaga, contribuindo com discussões internas sobre os temas urgentes da igreja até a eleição do novo papa.

O conclave será realizado na Capela Sistina, em Roma, sob estritos normas de confidencialidade e isolamento dos cardeais. A escolha do sucessor de Francisco será feita em um voto secreto e exige a maioria qualificada de dois terços dos votos a serem validados.

Se não houver consenso, há pausas para oração e novas rodadas de votação. As notas são queimadas após cada voto, produzindo a famosa fumaça preta ou branca, que sinaliza ao mundo o progresso da eleição.

Quando a fumaça branca finalmente aparece, é um sinal de que a Igreja Católica tem um novo líder. O eleito é questionado se ele aceitar a posição e escolher o nome pelo qual ele será conhecido. Após ajustes nas vestes papais, ele aparece na varanda da Basílica de São Pedro, onde é proclamado com a frase latina “Habemus Papam!”

Então o novo papa faz sua primeira bênção pública, o tradicional Urbi et Orbi (“para a cidade e o mundo”), marcando o início de um novo pontificado.

Veja quem são os cardeais favoritos para suceder o Papa Francisco

Veja quem são os possíveis sucessores do papa Francisco:

Cardeal Blase Cupich – EUA
Arcebispo de Chicago desde 2014 e cardeal desde 2016. Nomeado por Francisco, ele é um dos líderes mais progressistas da Igreja nos EUA, com ênfase na inclusão e justiça social.

Cardeal Fridolin Ambongongo Besungu – República Democrática do Congo
O arcebispo de Kinshasa desde 2018 foi nomeado cardeal em 2019. É uma voz ativa para a paz e a justiça social na República Democrática do Congo.

Cardinal Jean-Marc Aveline-France
Arcebispo de Marselha, nascido na Argélia. Nomeado cardeal em 2022, ele é um defensor do diálogo inter -religioso e da causa dos imigrantes. Foi visto como o “favorito” do papa Francisco para sucedê -lo.

Cardinal José Tolentino de Mendonça – Portugal
O poeta e teólogo da ilha de Madeira é prefeito de The Dicker por cultura e educação desde 2022. Cardinal desde 2019, é conhecido por seu perfil intelectual e progressivo.

Cardeal Leonardo Ulrich Steiner – Brasil
Primeiro cardeal da Amazônia brasileira, nomeado em 2022. Ele foi nomeado bispo em 2005 pelo papa João Paulo II e assumiu o cargo de arcebispo de Manaus em janeiro de 2020.

Cardeal Luis Antonio Tagle – Filipinas
Cardinal desde 2012, ele é uma figura influente no Vaticano e na Ásia. O ex -presidente da Caritas Internacional, tem um perfil pastoral e um foco na justiça social e no diálogo inter -religioso. Também é apontado como um dos “favoritos” do papa Francisco.

Cardinal Mario Grech – Malta
Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos desde 2020. Cardinal desde o mesmo ano, ele é um teólogo com experiência em diálogo e justiça social, e uma figura importante no desenvolvimento do Sínodo do Papa, para discutir questões cruciais para a Igreja.

Cardinal Matteo Zuppi – Itália
Arcebispo de Bolonha e presidente da Conferência Episcopal italiana. Cardinal desde 2019, ele é progressivo, ligado à comunidade de Sant’egidio, um movimento católico dedicado à paz e ao diálogo inter -religioso. É reconhecido por seu foco em questões sociais e esforços de reconciliação, como diálogo com a comunidade LGBTQIA+. Foi o especial do Pope enviado à Ucrânia.

Cardeal Parolin, Pietro – Itália
O Secretário de Estado do Vaticano desde 2013 e ocupa o segundo lugar mais importante na hierarquia da Santa Sé. Ele é um diplomata experiente que atua em temas globais e sensíveis, como China e Oriente Médio.

Cardeal Péter Erddo – Hungria
Arcebispo de Esztergom-Budapeste e Cardinal desde 2003. Conservadores, com uma forte base acadêmica, atua na nova evangelização e diálogo com igrejas ortodoxas.

Cardinal Pierbattista Pizzaballa – Itália
O patriarca latino de Jerusalém e é nomeado cardeal desde 2023. Franciscan, defende o diálogo inter -religioso e a causa palestina no contexto do conflito no Oriente Médio.

Cardeal Robert Francis Prevost – EUA
Prefeito de Dicastery para bispos desde 2023, ano em que se tornou cardeal. O americano atuou no Peru e é membro da Ordem de Santo Agostinho.

Cardeal Sérgio da Rocha – Brasil
Arcebispo atual de Salvador, com ingressos para Brasília e Teresina. Nomeado cardeal em 2016 e membro do Conselho Cardiniano desde 2023. Especialista em teologia moral.

Cardinal Wilton Gregory – EUA
Arcebispo de Washington DC, o primeiro cardeal afro -americano (nomeado em 2020). Defensor da justiça racial, ação climática e luta contra o abuso clerical.

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Cadê sua parte
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.