A Chegada de uma criança Em 2024, pode trazer não apenas mudanças na rotina familiar, mas também um alívio no bolso ao declarar o Imposto de renda este ano. Isso porque, para Inclua a criança como dependente é possível aumentar o Valor de reembolso ou Reduzir impostos a pagar.

“A dedução por dependente é fixa, no valor de R $ 2.275,08, mas pode ser complementada com despesas médicas e escolares, desde que seja comprovado devidamente”, explica Giuliana Murakami, de Fonseca Brasil Advogados.

Segundo ela, essas deduções reduzem a base de cálculo de RI e, consequentemente, aumentam a chance de reembolso em caso de retenção na fonte.

Mas, para que a criança seja aceita como dependente, ela deve nascer até 31 de dezembro de 2024, alerta Daniela Poli Vlavins, parceira da Poli Advogados & Associados. “Além disso, é obrigatório informar o CPF da criança, mesmo que seja recém -nascido”.

Atenção aos pais separados

Em caso de pais separados com custódia compartilhada, apenas um dos pais pode incluir a criança como dependente. “A escolha geralmente cai sobre aqueles que suportam a maioria das despesas”, diz Murakami.

O outro pai pode deduzir os valores pagos como pensão alimentícia, desde que haja uma decisão judicial ou ação pública que prova a obrigação.

Neimar da Silva Rossetto, gerente de produtos do Nimbus Group, também alerta que é proibido incluir a mesma criança de dependente de duas declarações distintas. “Isso gera inconsistência e pode levar a malha fina”, alerta ele.

O que pode ser deduzido?

O valor fixo de R $ 2.275,08 é apenas o ponto de partida. As despesas de saúde – como consultas, exames e hospitalizações – podem ser totalmente deduzidas, desde que seja devidamente comprovado com faturas em nome do dependente ou do titular, especificando o beneficiário do serviço.

Já gastos em educação formal (creche, ensino básico e superior) têm um limite anual de R $ 3.561,50 por dependente.

“A receita cruza os dados com informações dos prestadores de serviços. Portanto, é essencial ter recebimentos e evitar cursos extracurriculares ou suprimentos escolares, que não são dedutíveis”, explica os vlavianos.

Como incluir o dependente na declaração de infravermelho?

Para aqueles que não querem cometer erros, Murakami ensina o passo a passo para incluir o dependente na declaração de imposto de renda. Veja abaixo:

1. Abra o programa do IRS e acesse o formulário “dependente”;
2. Clique em “Novo” e selecione o código “21 – filho (a)”;
3. Digite o CPF, o nome completo, a data de nascimento e o relatório reside com o titular;
4. Informar, em tokens apropriados, a renda, bens e pagamentos em nome do dependente;
5. Registrar despesas dedutíveis no formulário “pagamentos feitos”, com o CNPJ do provedor;
6. Revise as informações e verifique se elas foram aumentadas com reembolso;
7. Mantenha todos os documentos que apoiam por pelo menos cinco anos.

Simplificado ou completo?

Se você escolher a declaração simplificada, o contribuinte não poderá se beneficiar diretamente das deduções por dependentes, pois um desconto padrão de 20% é aplicado a R $ 16.754,34.

“Aqueles que tiveram um filho e têm despesas consideráveis ​​com ele devem simular as duas opções no programa de receitas para escolher o mais vantajoso”, recomenda Rossetto.

Evite erros comuns

Aprecie ou a ignorância pode levar às temidas inconsistências. Segundo especialistas, os erros mais comuns são:

Informar dependente de dados incompletos (sem CPF ou com data errada);
Declarar gastos reembolsados ​​por planos de saúde;
Inclua despesas escolares não sudutíveis (como idiomas e atividades extracurriculares);
Divida a declaração do mesmo dependente entre dois pais.

“Com o planejamento e a atenção aos detalhes, a chegada de uma criança pode, sim, significar um reforço no reembolso da RI”, conclui os vlavianos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
CADÊ SUA PARTE
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.